Teoria ERG

Esta teoria deve o nome às palavras: Existence, Relatedness and Growth, as quais, traduzidas, significam: Existência, Relação e Crescimento. A teoria foi criada por Clayton Aldefer.

Realmente ela não esta baseada em elementos novos, porém fundamenta seus três grupos de necessidades com a pirâmide de necessidades de Maslow.

A correspondência com Maslow é a seguinte:

• Existência: o grupo de necessidades que satisfaz é aquele das relacionadas com os requisitos básicos da vida (necessidades fisiológicas e de segurança)
• Relação: como o nome já o diz, precisa-se das relações interpessoais, de fazer parte de um grupo (necessidades sociais)
• Crescimento: representa o desejo de crescimento interno, bem como as necessidades de reconhecimento, auto-estima, auto-realização e desenvolvimento pessoal (necessidades de estima e auto-realização).

Da mesma maneira que o fez Maslow, esta teoria colocava que as necessidades de ordem inferior, uma vez satisfeitas, eram de interesse para a pessoa para satisfazer às de ordem superior e, em contraposição, que as diversas necessidades podiam ser objeto de motivação ao mesmo tempo e que a frustração em uma necessidade superior poderia originar o retrocesso para uma necessidade inferior.

Traduzido por Navil García Alfonso – navil_garcia@yahoo.com

Referência: http://www.wikilearning.com/monografia/la_motivacion-teoria_erg/16110-9

Arquivado em Motivação

Leia outros artigos relacionados

Comentarios Fechados.