O que é coaching?

Todo mundo tem interesse em saber o que fazer para se tornar melhor, ou seja, como melhorar e ser o melhor que puderem. O Coaching é a resposta.

Aplicar o coaching não significa dizer às pessoas o que fazer; mas sim ajudá-las a controlar as suas vidas; ajudá-las a avaliar o que estão fazendo num determinado momento levando em consideração seus objetivos, sonhos, valores e intenções. Isso lhes dá novas chances e conduz à mudança. O Coaching ajuda uma pessoa a ir além de seus bloqueios mentais, a ir além do que acreditava possível.

O Coaching funciona como uma parceria entre o coach e o cliente, ajuda a clarificar objetivos de forma a torná-los desafiadores e estimulantes, para que o cliente então alcance seus objetivos com a energia originária de seus valores mais profundos.
Os Coaches são especialmente treinados para trabalhar com pessoas dos mais diferentes estilos de vida, para auxiliá-las a atingirem suas metas, viverem seus valores e serem o melhor que puderem.

O Coaching é diferente da terapia e do aconselhamento?
O aconselhamento e a terapia são remédios para os problemas de uma pessoa. O paciente procura a terapia ou o aconselhamento porque se sente insatisfeito com a sua vida e quer um alívio para seus sintomas físicos e/ou psicológicos. Querem mais se livrar da dor ou desconforto que sentem do que se preparar para atingir objetivos desejados. A terapia e o aconselhamento tentam, muitas vezes, entender o passado e o que deu errado na vida do paciente para melhorá-la no presente. O Coaching concentra-se no presente e no futuro.

Um coach pode trabalhar com um cliente que tem uma vida ótima, mas que quer um coach para torná-la ainda melhor.

O coaching é diferente do treinamento e do ensino?
O treinamento e o ensino envolvem a transferência de habilidade e conhecimentos ao aluno. O treinador ou professor são os especialistas no assunto. No coaching isso não acontece porque o coach não é um especialista, o coaching não dá as respostas, mas faz as perguntas. O Coaching explora o presente e planeja o futuro do cliente, o cliente aprende num processo, mas o coach não ensina diretamente.

O coaching é diferente da consultoria e da orientação?
Um orientador é um veterano num negócio que orienta uma pessoa com base na sua grande experiência. O coach não precisa ter mais experiência do que o cliente tem no seu próprio negócio. O cliente tem de conhecer o seu negócio, não o coach.

A consultoria lida com o sistema dos negócios como um todo. As recomendações do consultor afetam um indivíduo indiretamente. Já o Coaching afetam o indivíduo diretamente. O Coaching poderá ser uma parte das sugestões do consultor para um negócio.

Por que o coaching está ficando tão popular?

O Coaching está ganhando popularidade nos negócios porque é uma das formas com uma relação custo-benefício mais gratificantes de tornar pessoas, e empresas mais eficientes. O coaching também demonstra o compromisso da empresa com o pessoal e evita os custos do recrutamento e retreinamento.

Está ficando cada vez mais popular porque de maneira geral, hoje em dia as pessoas esperam ser capazes de fazer mais e melhores coisas e satisfazer os seus sonhos e objetivos, mentais, emocionais, financeiros e espirituais. Um coach é capaz de ajudar tudo isso. Um coach é uma pessoa comprometida com o progresso e bem-estar do cliente.

Qual é a origem da palavra coaching, em português treinamento ?
A palavra coaching (treinamento) foi usada originalmente nos esportes para denominar a atividade da pessoa que ajuda um atleta a treinar e a melhorar. Desde então, a idéia se espalhou a todos os outros campos da vida. Um acontecimento significante nessa expansão foi a publicação do livro de Timothy Gallwey, “The Inner game of Tennis” (o jogo íntimo do tênis). Este livro tratou das idéias de coaching de esportes de uma forma muito mais ampla.

O coach precisa conhecer o negócio do cliente para aplicar o coaching?
Não. O coach não precisa saber nada sobre o negócio do cliente. O cliente conhece o seu próprio negócio e o coach também conhece o seu negócio: o coaching. Na verdade, se o coach conhecesse muito sobre a área do negócio o cliente, fica mais difícil para que ele se concentre nas questões relativas ao cliente.

Tenho de ser psicólogo para ser um coach?

Não. O Coaching é diferente da psicologia. A psicologia é um amplo estudo da mente. Para ser um coach você precisa fazer a formação de coach, e de nenhuma outra profissão.

Qual é a filosofia básica do coaching?

Há alguns princípios:

1. Todos os seres humanos sonham com a possibilidade de se satisfazerem e merecem a oportunidade de o fazer da melhor forma possível.
2. As pessoas criam a sua própria experiência de vida e um coach pode ajudá-las a criar a que realmente querem.
3. A compreensão intelectual não é suficiente. Uma mudanças requer uma ação.
4. O fracasso é algo que não existe. Se você não consegue o que quer, você encontra outra maneira. Fracasso é apenas uma maneira a curto-prazo de dizer que você não conseguiu alcançar o que queria…. ainda.
5. Todo mundo tem todos os recursos necessários ou então pode criá-los. Não existe ninguém que não tenha esses recursos. O cliente tem as respostas, o coach, as perguntas.6. Um coach trabalha para aumentar a quantidade de escolhas na vida do cliente.
7. O Coaching é uma parceria sinérgica e eqüitativa.

Quais são os tipos diferentes de coaching?
Coaching executivo
Coaching para os executivos de alto nível que queiram melhorar sua liderança e tomada estratégica de decisões.

Coaching de negócios
Os coaches de negócios aplicam o coaching nas pessoas no seu ambiente de trabalho com o fim de aprimorar questões profissionais. Normalmente, eles trabalham com gerentes dentro da empresa e também aplicam o coach a equipes.

Coaching de equipe
Muitos coaches são especialistas em aplicar o coaching em equipes de negócios. Estes coaches ajudam as equipes a alcançarem o seu melhor desempenho, apoiando-as para que trabalhem fácil e eficientemente.

Coaching de vida
Um coach de vida lida com todos os aspectos da vida do cliente, sejam pessoais ou profissionais, na saúde ou nos relacionamentos. Muitas vezes os coaches de vida ajudarão um cliente no seu trabalho, porque o seu trabalho é uma parte importante da sua vida, mas não se concentram totalmente no trabalho.
Um coach de vida é o único profissional treinado para lidar com todos os aspectos da vida do cliente.

Coaching de carreira
Um coach de carreira ]e especialista em aplicar o coaching a pessoas que querem encontrar um trabalho, mudar de carreira ou voltar ao mercado de trabalho.
Coaching para esportes
Todos os atletas que competem profissionalmente têm um técnico (coach em inglês), normalmente um jogador veterano de sucesso na sua época, que conhece o jogo, estimula o jogador e aprimora suas técnicas no esporte que escolhe.

Quais são os benefícios do coaching para o indíviduo e para a empresa?
Os objetivos de vida dos indivíduos ficarão mais claros, por isso tentarão alcançá-los com mais energia, porque eliminaram os obstáculos que os impediam. Sua vida se tornará mais feliz e satisfatória em todos os aspectos. Profissionalmente serão mais eficientes e capacitados em seu trabalho e terão melhores resultados.

O coaching é um investimento que produz um alto desempenho de negócios, a longo-prazo, para as empresas. É a maneira mais eficaz de obter um melhor desempenho dos profissionais cruciais. O Coaching é uma evidência do compromisso de uma empresa com o desenvolvimento de seu pessoal e contribui para uma cultura organizacional de apoio com alto moral.

O Coaching mantém funcionários importantes e evita:

- O custo do retreinamento
- A perda de informações confidenciais para a concorrência
- A queda na produtividade quando empregados deixam a empresa.
Quem contrata um coach?
Qualquer pessoa. As empresas contratam coaches para melhorar o trabalho das equipes, para aplicar o coach em executivos e ajudar gerentes. Pessoas físicas contratam coaches para melhorar a sua vida, seus relacionamentos.

O que acontece quando se contrata um coach?
Você vai decidir juntamente com o coach o número de sessões, a forma que elas serão feitas (por exemplo pelo telefone e/ou cara a cara) e a duração do acordo de coaching (por exemplo, três ou seis meses). Cada coach sugerirá um acordo diferente.
Quanto custa para contratar um coach?
Varia muito de país para país e também depende da especialidade do coach, por isso, pergunte ao coach que você quer contratar para que ele informe seus honorários.

O que tenho de fazer para contratar um coach?
É só entrar na base de dados da Comunidade Internacional de Coaching e procurar um coach na região onde você mora.
Como funciona o coaching?
Um coach vai ajudá-lo a explorar o presente e a projetar o futuro que você quiser, e vai capacitá-lo a alcançar seus objetivos e viver de acordo com seus valores. O coach estará a seu serviço.
O coaching pode criar dependência?
Não. O coach quer que o cliente seja autônomo e alcance o que quer, e deve deixar bem claro que o cliente é o único responsável pelos resultados advindos do coaching. O Coaching trabalha para fazer o cliente mais autoconfiante e não menos.
O coaching pode ser perigoso?
Não, isso é impossível. Um coach não faz terapia e vai recomendar outro profissional qualificado se tornar necessário.
Qual é a relação da PNL e do coaching?
Alugmas técnicas de PNL podem ajudar um coach a ser mais eficaz, mas o curso de coaching é muito diferente do curso de PNL.

Arquivado em PNL

Leia outros artigos relacionados

Deixe um comentario