O que é Coaching e quais são suas aplicações

José L. Menéndez

Há oito anos, mais ou menos, os norte-americanos começaram a desenvolver a figura do “mind coach”. Não apenas para os esportes, como já existia, como também para qualquer outra pessoa normal que desejasse buscar objetivos pessoais, e o que o mercado oferecia não se adaptava as suas necessidades. Nesse artigo, explico o que é coaching, para que o utilizamos e quais são os temas mais comuns para as pessoas que desejam ter um coaching personalizado. Leia-o, e se você acha que isso pode lhe ser útil, ou a outras pessoas, será um prazer compartilhar mais. Espero que o que você está prestes a ler esclareça todas as suas dúvidas, já que este é um tema novo.

O coaching é uma profissão nova e motivadora, que nos últimos meses cada vez mais gente o está usando como ferramenta para alcançar seus objetivos pessoais. O motivo de ser cada vez mais popular é porque ele é muito mais eficaz que as dinâmicas e muitos outros métodos usados para alcançar esses objetivos. As dinâmicas, por exemplo, são necessárias e muito eficazes, mas elas focam o alcance de objetivos coletivos, seja de uma empresa ou de um grupo de pessoas. Enquanto que o coaching centra-se diretamente nos indivíduos. Isso gera um impacto tal, que na maioria das vezes ele não só faz que o indivíduo consiga seu objetivo, como também produz outras mudanças favoráveis ao seu redor. Sempre com o apoio direto e pessoal do coach, alcança-se a meta proposta de uma maneira mais rápida e eficiente do que se fosse feita apenas através das dinâmicas.

O coach está para ajudar em diferentes áreas, mas o objetivo final é que o cliente se centre mais em sua meta e obtenha os resultados bem antes. O coach trabalha com seu cliente em prol de tornar sua vida mais completa, menos estressante, e que a desfrute mais, alcançando em muitos casos mais do que o esperado.

Um coach é mais que um amigo, mais que um familiar ou um mentor. Isso porque o trabalho de um coach é escutar imparcialmente sem julgar. Um amigo pode escutar por certo tempo, mas pode cansar-se logo de ouvir a mesma história. Um coach nunca se cansa, é sempre paciente e oferece perspectivas diferentes sem deixar-se influenciar por motivos familiares, ou de amizade, que podem desviá-lo de conseguir o objetivo.

O Coaching não é terapia nem aconselhamento. Essas duas figuras olham em direção ao passado, e o coaching olha em direção ao futuro com otimismo. O coach se compromete em obter um futuro mais brilhante e pleno de satisfação. O coach nunca critica ou duvida de seu cliente, se não todo o contrário, o anima a seguir e a superar-se a si mesmo. Qualquer que seja o desafio familiar, pessoal, mudança da vida profissional, de relacionamentos, trabalho e etc. é parte do compromisso do coach ajudar seu cliente a mover-se adiante com uma visão clara.

Quem usa os serviços de um coach e para que?

As pessoas que usam um coach podem ser quase todos. Os clientes são pessoas que querem mais da vida, desejam alcançar logo seus objetivos e de uma forma mais fácil. O coach os ensina como crescer como pessoa. O coaching produz resultados tão bons principalmente porque o cliente não está só, ele tem nesses momentos um aliado e alguém que o ajuda a manter essa fase de transição, o ajuda a definir metas e a combinar-las rumo ao sucesso.

Há quem diz que o coaching é também a maneira mais rápida e eficaz de refazer qualquer aspecto de sua vida.

Sua Mente

Tradução:
Clarisse Evelin – cladutora@yahoo.com.br

Referência: www.degerencia.com/articulo/el_nuevo_vendedor_un_creador_de_negocios

Arquivado em Coaching

Leia outros artigos relacionados

Uma Resposta para “este artigo”

  1. […] que o esperado. “Um coach é mais que um amigo, mais que um familiar ou um mentor. Isso porque o trabalho dele é escutar imparcialmente sem julgar. Um coach nunca se cansa, é sempre paciente e oferece […]

Deixe um comentario