O jogo do alfabeto

Um dos exercícios mais criativos e graciosos que está divulgando a PNL através de seus cursos é o jogo do alfabeto. Prepare-se para fazê-lo muito bem, ao mesmo tempo em que estabelece conexões entre a vista, o ouvido e o tato.

Este é um jogo muito difícil de fazer, mas que quando se consegue completar nos enche de satisfação. Sua finalidade é aumentar a flexibilidade entre os hemisférios cerebrais.

Em uma grande cartolina (de tamanho DIN A-2) escreva o alfabeto português colocando cinco letras em cada linha. A seguir, situe uma pequena letra “i” debaixo da letra D, uma pequena letra “d” debaixo da letra I, e uma pequena letra “j” debaixo da letra J (tal como pode ver no desenho). Siga colocando as letras “i”, “d” e “j” debaixo do resto das letras, com a única condição que só se possam repetir duas vezes seguidas as letras “i” e “d”, mas não a “j”.

alfa O jogo do alfabeto

Pendure o cartaz na parede na altura de seus olhos e situe-se a uns cinqüenta centímetros de distância. Coloque os braços dobrados pelo cotovelo, de tal forma que as mãos estejam orientadas para o solo, à altura da cintura. Leia agora as letras em voz alta ( A, B, C, D, etc) e movimente as mãos de acordo com o indicado pelas pequenas letras (“d” levante a mão direita, “i” levante a mão esquerda, “j” levante as duas mãos juntas). Se cometer um erro, volte do começo.

Uma vez que o tenha realizado aproximadamente três ou quatro vezes sem se equivocar, pode aumentar a dificuldade:

- Faça de trás para frente (do Z até à)

- Faça agora de forma vertical

- Faça levantando a mão duas vezes

- Faço ao contrário, quando põe “i” levante a mão direita ao contrário

Faça agora de outra forma: quando por “d” levante a mão direita e o pé esquerdo, quando põe “i” levante a mão esquerda e o pé direito, quando põe “j” levante as duas mãos e salte.

LI> complicando mais ainda. Quando por “d” levante a mão esquerda e o pé direito, etc.

Tradução – www.suamente.com.br – Aprenda mais sobre sua mente!

Fonte: http://www.pnlnet.com/chasq/a/1982

Arquivado em PNL

Leia outros artigos relacionados

Deixe um comentario