Motivação: no que o diretor deve trabalhar

Sem dúvidas, são os diretores (chefes) os encarregados de criar um ambiente propício para que os funcionários se sintam motivados positivamente, já que neles está à possibilidade de:

• Criar valores de motivação precisos e simples.

• Tratar os funcionários como os ativos mais importantes. Isso não significa fazer concessões desnecessárias e sim respeitá-los seriamente, dar-lhes confiança e autonomia prática, ensiná-los e criar expectativas lógicas.

• Permitir e criar condições de trabalho que tenham como resultado um maior compromisso dos funcionários.

• Investigar quais são os objetivos dos funcionários, escutando, observando e interpretando tudo o que tem a ver com eles.

• Vincular os objetivos das pessoas com os requerimentos do serviço.

• Desenhar um sistema de incentivos atrativo e funcional. Entenda-se que não falamos só de dinheiro ou de questões materiais, já que existe uma diversidade de incentivos que incluem o reconhecimento, a autonomia, o sucesso, a satisfação, a amizade, a identificação, sentir que se faz parte de uma equipe com bons resultados, e muitos outros.

• Rapidez na estimulação ou reconhecimento.

• Trabalhar conjuntamente com a área de Recursos Humanos na criação de uma lista de motivações preferenciais, bem como de motivações para casos particulares.

Com relação ao colocado anteriormente vejamos a seguinte citação:

“O diretor eficaz é a pessoa que, por meio da comunicação e da escuta sensível, estabelece os vínculos ente o que faço, os objetivos que tenho, os objetivos da organização e o que vou ganhar em caso de sucesso. Se meu Diretor fizer isso bem, hei de sentir-me motivado em fazer o meu esforço”.
John W. Hunt.

Traduzido por Navil Garcia Alfonso
navil_garcia@yahoo.com

Referência: http://www.wikilearning.com/monografia/la_motivacion/16110

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