Exercício de Relaxamento e Consciência Corporal

Auto-Aplicável: Sim

Enviado por: Rodrigo Zambon

Recomendações básicas para um bom exercício de relaxamento:

- Encontre um local arejado, tranqüilo e levemente escurecido.

- Use música de fundo com efeito tranqüilizador, de preferência música barroca. Deixe um bilhete na porta, solicitando não ser interrompido por meia hora.

- Dedique de 20 a 30 minutos por dia a esses exercícios e perceberá, com clareza, os benefícios, já nas primeiras semanas de prática.

- Deite-se de costas para o solo ou sente-se com a coluna reta e braços e pernas separados, para criar uma fisiologia adequada.

- Leia o exercício de forma suave e pausada, introduzindo algumas sugestões que reforcem a autoconfiança e a capacidade de atingir os objetivos desejados.

Exercício de Relaxamento e Consciência Corporal

- Deite-se de costas para o solo, com as mãos e pernas separadas, ou sente-se com a coluna reta. Inspire profunda e lentamente algumas vezes, atento ao ar que entra e que sai, enquanto relaxa mais e mais.

- Você pode sentir a sola de seus pés e comparar a sensação do pé direito com o pé esquerdo, enquanto todo o corpo vai liberando gradativamente. À medida que você ouve e escuta os sons ao seu redor, pode sentir cada parte de seus pés relaxando e sendo envolvido por uma energia criativa e refrescante.

- Você pode perceber os ossos de suas pernas e a corrente sangüínea, despertando a consciência de cada célula, com sua sabedoria e seu poder criativo.

- À medida que você percebe a respiração, todo o seu organismo vai se predispondo mais e mais a um relaxamento gostoso e profundo.

- Perceba a diferença entre as sensações da perna direita e da esquerda, dos seus joelhos, a parte superior das pernas, a sua cintura.

- E você percebe que é cada vez mais fácil relaxar. Mais uma vez volta sua atenção à sua respiração e se conscientiza dos seus órgãos internos, percebe a temperatura do seu corpo, suas sensações.

- E você pode então sentir a energia vital pulsando em seus órgãos internos, intestinos, estômago, rins, fígado, tudo funcionando harmonicamente. Pode sentir o ar e a energia vital entrarem pelos seus pulmões e encherem o seu corpo de uma vitalidade muito grande. O seu coração pulsa em sintonia com os ritmos harmônicos do Universo.

- Você pode soltar-se ainda mais enquanto mergulha profundamente num estado de paz e tranqüilidade. E percebe a diferença das sensações entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, entre os seus dedos.

- Uma onda de luz colorida chega a você, envolvendo-o numa energia que purifica e refresca. E você pode sentir o seu peito, as suas costas e os seus ombros. É como se a música penetrasse em seu corpo e fosse soltando cada tensão escondida, cada músculo, cada vértebra de sua coluna…

- Aos poucos os seus maxilares se soltam e você sente o seu rosto, o nariz, as orelhas, os olhos, os cabelos, a parte interna da sua cabeça. E mais uma vez respira suavemente e sente-se parte da energia que criou o Universo.

- Você pode se perguntar como se sente nas diversas áreas da sua vida e perceber que as suas palavras e atitudes causam desconforto ou insatisfação em si e nos outros. Há sempre opções de comportamentos que poderiam lhe trazer melhores resultados e mais satisfação no relacionamento consigo e com os outros. Procure encontrá-las…

- Em seguida, imagine-se sentindo-se parte do Universo, ligado a todo o maravilhoso mistério da vida. Todas as células de cada parte do seu corpo tornam-se receptivas à luz… (leia sempre suave e pausadamente).

- Você pode sentir então que novas possibilidades se abrem. Cada vez que você pratica este exercício, atinge níveis profundos e benéficos…

- Vá conectando-se com a sabedoria que nutre o seu corpo. Visualize uma cachoeira de luz descendo sobre você de uma maneira completamente revitalizadora. É como se toda a luz do Sol envolvesse o seu corpo de uma maneira carinhosa, e então, à medida que você relaxa mais e mais, encontra um equilíbrio muito profundo que lhe faz sentir que vale a pena viver, que a vida é plena de possibilidades…

- Então, todos os recursos do Universo tornam-se disponíveis para você, permitindo-lhe sentir esta realidade sem limites. Este poder liga você a um poder maior, onde reside toda a sabedoria, todo o conhecimento, toda a luz…

- Agora, vamos começar, lentamente, a retornar. Você pode respirar fundo algumas vezes (pausa longa). Mover suas mãos e seus pés (aguarde acontecer isto). Mover os braços e as pernas… A cabeça (aumente o volume da voz). Espreguiçar-se fazendo algum som… E retornar, no seu próprio ritmo, ao seu dia-a-dia perfeitamente disposto e alegre…

Extraído do livro “Sinto, logo Existo”, de Deroni Sabbi, pela Sabbi Institute Desenvolvimento Humano.

Arquivado em Técnicas de PNL

Leia outros artigos relacionados

6 Respostas para “este artigo”

  1. Exercício de Relaxamento e Consciência Corporal…

    Um ótimo exercício para vocês darem uma relaxada e tirar esse stress chato do seu corpo!…

  2. Exercício de Relaxamento e Consciência Corporal…

    Um ótimo exercício para vocês darem uma relaxada e tirar esse stress chato do seu corpo!…

  3. Exercício de Relaxamento e Consciência Corporal…

    Um timo exerccio para vocs darem uma relaxada e tirar esse stress chato do seu corpo!…


  4. domelhor.net
    25ago

    Exerccio de Relaxamento e Conscincia Corporal…

    Um timo exerccio para vocs darem uma relaxada e tirar esse stress chato do seu corpo!…

  5. Exercício de Relaxamento e Consciência Corporal…

    Um ótimo exercício para vocês darem uma relaxada e tirar esse stress chato do seu corpo!…


  6. FixolaS
    25ago

    Exercício de Relaxamento e Consciência Corporal…

    Um ótimo exercício para vocês darem uma relaxada e tirar esse stress chato do seu corpo!…

Deixe um comentario