Construindo Crenças de Auto-Eficácia

Autor: Arline Davis

Esse exercício prepara o terreno para construir fortes crenças de auto-eficácia.

Quando nós temos uma nova meta em mente, criamos uma expectativa. Ter uma expectativa positiva vai longe para ativar nossos recursos internos para alcançar os objetivos. Segundo o pesquisador Dr. Albert Bandura, “Pessoas que se consideram altamente eficazes pensam, agem e sentem diferentes daquelas que se percebem como ineficazes. As que se percebem eficazes produzem seu futuro, em vez de apenas prevê-lo”.

Mas, o que é, especificamente “se considerar altamente eficaz”? Pesquisadores de desempenho atlético descobrem que grandes atletas focalizam suas conquistas e quando está na hora de se preparar para a próxima competição, fazem filme “editado” dos seus melhores momentos de desempenho. Podem se dar o luxo de fazer uma versão editada porque estão constantemente treinando para melhorar seus pontos fracos também.

Você pode aplicar esta estratégia para sua própria vida. Ao pensar em uma nova meta, que vai ser um desafio para você, pode criar uma referência interna de vários sucessos do passado que significam que você tem alto grau de auto-eficácia. Tem muitos tipos de crenças apoiadoras – esta de auto-eficácia é uma crença positiva em nível de identidade – “Eu sou capaz “.

Segue um exercício para você experimentar:

Pense nas experiências da sua vida em que:

• Você fez muito bem uma tarefa
• Você foi elogiado por uma tarefa
• Você persistiu perante obstáculos ou dificuldades
• Você se empenhou muito e deu 110% de si mesmo
• Você fez muito bem uma atividade e embora não tenha sido elogiado, você tem tanta certeza que estava com um desempenho excelente, que se fosse você observando outro alguém fazendo algo igual, o teria elogiado.

Interessa principalmente a quantidade de experiências positivas, depois o tamanho ou grandeza da experiência. Não interessa quão pequena ou aparentemente trivial seja a experiência, o importante é incluí-la na sua lista.

Escreva TODAS elas numa lista e vá acrescentando mais na medida que vai lembrando. Quando tiver uma lista grande de eventos positivos, você vai fazer um filme interno que emenda uma recordação positiva atrás de outra, até que se tenha um filme continuo de altos momentos de auto-eficácia. Veja este filme repetindo na sua cabeça e note os sentimentos que ele gera. Logo em seguida pense na sua meta e associe todas estas sensações positivas à realização da meta que está trabalhando agora.

Fica muito bom este exercício se você tem alguém para ler sua lista para você enquanto você visualiza o filme, especialmente se seu amigo usar uma voz adequada e linguagem hipnótica. Ou pode gravar sua voz falando palavras chaves sobre os eventos, o suficiente para “ancorar” e trazer de volta de forma mais intensa as vivências.

Quer fazer este exercício conosco do Núcleo? Faremos dentro do curso “Um Giro na Roda da Vida” , a ser realizado dias 18 e 19 de março. Também fica muito bom fazer junto com um Coach, que personaliza o trabalho para você.

Sobre a Autora:

Arline Davis é americana, bióloga pela University of California, estuda comportamento humano há mais de 25 anos. Ministra seminários internacionalmente. Radicada há 17 anos no Brasil. Master Trainer em Programação Neurolinguística (PNL), formada com os criadores desta tecnologia de excelência humana. Diretora do Instituto Núcleo Pensamento & Ação. Referencia: Núcleo Pensamento & Ação

Arquivado em PNL

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